Plano de Aula

Plano de aula: Compreensão de poemas concretos e visuais.

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providencia: Data Show, a confecção de cartaz com a cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot, folha sulfite e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA02
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do aluno não perceber os elementos que compõe o poema concreto e visual. Sugere-se colocar em dupla, alguns alunos, que ainda não estão alfabetizados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.91 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Fale o que será trabalhado na aula sobre poemas concretos e visuais.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados