Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de poemas concretos e visuais
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Você deverá providenciar caso tenha Data Show: Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA013
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade encontrada neste processo podem ser do desconhecimento das ferramentas digitais empregadas durante a atividade.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA