Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de poemas concretos e visuais

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso o professor não tenha Data Show, deverá providenciar a confecção de cartaz. Além de levar para a sala uma cartolina e caneta Pilot, para ser usada no fechamento da aula.

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA03
  • O professor deverá providenciar, caso tenha data show,: computador, cartolina , caneta Pilot e - Atividade para impressão.

Devem ser providenciados os seguintes materiais:

  • Flor para ser despetalada.
  • Folha sulfite em branco.
  • Flor, caule e um retângulo recortados em papel canson, ou colorido,
  • Cola.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
  • O poema “A primavera endoideceu” deve ser estudado previamente pela professora.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser oriundas de não compreender o sentido do texto. Pode acontecer que o aluno que não está alfabetizado tenha dificuldade para fazer a leitura; neste caso, o professor pode dividir a turma em dupla para que um colabore com o outro.

Referências sobre o assunto:

ARAUJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.91 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Peça para os alunos que leiam o tema e falem sobre a que eles acham que será trabalhado na aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos