Atividade para impressão - Eu sei, preciso procurar - LPO3_14ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário e ortografia
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Orientações:
- Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.
Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.
Referências sobre o assunto:
AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018
QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA