Atividade para impressão - Eu sei, preciso procurar - LPO3_14ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário e ortografia
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivos com acesso à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Dicionário online. - Materiais diversos:
Folhas sulfite, dicionário, cartas ortográficas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Localizar palavras no dicionário, identificando irregularidades ortográficas.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base em cartolina.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Explique aos alunos como brincar de “Eu sei - Eu preciso procurar”:
• Distribua folhas copiadas de material impresso aos alunos. Link para impressão: clique aqui.
• Informe que irá ditar algumas palavras que deverão ser escritas em uma das duas colunas “eu sei” ou “tenho que procurar” da seguinte maneira: Quando tiver certeza da ortografia da palavra escreva na tabela “EU SEI” quando não tiver certeza escreva na tabela “PRECISO PROCURAR”.
• Dite 4 palavras com X e 4 palavras com CH.
• Exemplo de palavras que podem ser ditadas: Com X - caxumba, enxame, lagartixa, xícara, xampu, ameixa, xale, xarope, xadrez, caixa, baixo, xingar, peixe, graxa, enxugar, lixo, mexer, bruxa, abacaxi, queixo, enxada, queixa. Com CH - chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuva, chuchu, chulé, recheio, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta.
Após o ditado pergunte aos alunos: “Sabe aquelas palavras que vocês escreveram na coluna “PRECISO PROCURAR”? Afinal, onde vamos procurá-las? A expectativa é que os alunos respondam que é no dicionário.
Questione:
- Vocês já conheciam o dicionário?
- Já utilizaram um dicionário antes?
- Como encontramos uma palavra no dicionário?
Distribua os dicionários físicos e proponha a busca coletiva da palavra chocolate.
Questione:
- Chocolate é com X ou CH?
- Como devemos fazer a busca no dicionário?
- Vamos procurar a palavra chocolate abrindo o dicionário na letra X? Os alunos deverão observar que há várias palavras com a letra X.
- E agora como vamos procurar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos olhar na 2ª letra.
- E se a segunda letra também for igual? Os alunos responderão que olharemos na 3ª , na 4ª letra, e assim por diante.
Agora peça aos alunos que busquem no dicionário as palavras que eles ficaram em dúvida e façam nas linhas abaixo da tabela na cópia das folhas impressas. Questione:
- Quais palavras vocês erraram? Deixe os alunos dizerem quais palavras erraram.
- Qual o motivo do erro? Espere que os alunos pontuem que o ch e o x tem o mesmo som.
- E como podemos fazer para não errar na escrita destas palavras? A expectativa é que os alunos respondam que quando temos dúvidas para escrever de acordo com as normas ortográficas devemos usar o dicionário.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA