Atividade para impressão - Quadrinhas dos sete erros ortográficos - LPO3_14ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário: uma alternativa para a correção ortográfica
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivos conectados à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo Palavra Cruzada - ORTOGRAFIA - X / CH. - Materiais diversos:
Quadrinhas dos sete erros ortográficos; canetas ou lápis de cor azul e preto; dicionário.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Escrever palavras ortograficamente, recorrendo ao dicionário para sanar dúvidas
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ter dificuldades em procurar as palavras solicitadas no dicionário, portanto deixe que outro aluno o ajude ou realize as atividades em duplas. Faça questionamentos e reflexões pertinentes que possam ajudar os alunos.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Organize grupos de quatro alunos. Distribua cópias do material impresso disponível aqui.
Os alunos do grupo devem ler as quadrinhas e circular as palavras incorretas. Proporcione o levantamento de hipóteses quanto à ortografia das palavras:
- Quais palavras vocês têm dúvidas quanto à grafia?
- Qual é a dúvida que a escrita destas palavras podem trazer? Os alunos devem responder que as letras CH e X têm o mesmo som, portanto não sabem qual é a grafia correta.
- O que devemos fazer para não ficar em dúvida e escrever da maneira correta? A expectativa é que os alunos respondam que devem procurar essas palavras no dicionário.
Disponibilize dicionários para os grupos para que efetuem a pesquisa das palavras que geram dúvidas ortográficas. Peça aos alunos que anotem as palavras na forma correta na cópia da folha de atividade do item 3.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA