Atividade para impressão - Quadrinhas dos sete erros ortográficos - LPO3_14ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário: uma alternativa para a correção ortográfica
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivos conectados à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo Palavra Cruzada - ORTOGRAFIA - X / CH. - Materiais diversos:
Quadrinhas dos sete erros ortográficos; canetas ou lápis de cor azul e preto; dicionário.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Escrever palavras ortograficamente, recorrendo ao dicionário para sanar dúvidas
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ter dificuldades em procurar as palavras solicitadas no dicionário, portanto deixe que outro aluno o ajude ou realize as atividades em duplas. Faça questionamentos e reflexões pertinentes que possam ajudar os alunos.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Organize grupos de quatro alunos. Distribua cópias do material impresso disponível aqui.
Os alunos do grupo devem ler as quadrinhas e circular as palavras incorretas. Proporcione o levantamento de hipóteses quanto à ortografia das palavras:
- Quais palavras vocês têm dúvidas quanto à grafia?
- Qual é a dúvida que a escrita destas palavras podem trazer? Os alunos devem responder que as letras CH e X têm o mesmo som, portanto não sabem qual é a grafia correta.
- O que devemos fazer para não ficar em dúvida e escrever da maneira correta? A expectativa é que os alunos respondam que devem procurar essas palavras no dicionário.
Disponibilize dicionários para os grupos para que efetuem a pesquisa das palavras que geram dúvidas ortográficas. Peça aos alunos que anotem as palavras na forma correta na cópia da folha de atividade do item 3.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA