Plano de Aula

Plano de aula: Dicionário: uma alternativa para a correção ortográfica

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Escrever palavras ortograficamente, recorrendo ao dicionário para sanar dúvidas

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ter dificuldades em procurar as palavras solicitadas no dicionário, portanto deixe que outro aluno o ajude ou realize as atividades em duplas. Faça questionamentos e reflexões pertinentes que possam ajudar os alunos.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Quadrinhas dos sete erros ortográficos

Organize grupos de quatro alunos. Distribua cópias do material impresso disponível aqui.

Os alunos do grupo devem ler as quadrinhas e circular as palavras incorretas. Proporcione o levantamento de hipóteses quanto à ortografia das palavras:

- Quais palavras vocês têm dúvidas quanto à grafia?

- Qual é a dúvida que a escrita destas palavras podem trazer? Os alunos devem responder que as letras CH e X têm o mesmo som, portanto não sabem qual é a grafia correta.

- O que devemos fazer para não ficar em dúvida e escrever da maneira correta? A expectativa é que os alunos respondam que devem procurar essas palavras no dicionário.

Disponibilize dicionários para os grupos para que efetuem a pesquisa das palavras que geram dúvidas ortográficas. Peça aos alunos que anotem as palavras na forma correta na cópia da folha de atividade do item 3.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA