Plano de Aula

Plano de aula: Dicionário: uma alternativa para a correção ortográfica

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Escrever palavras ortograficamente, recorrendo ao dicionário para sanar dúvidas

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ter dificuldades em procurar as palavras solicitadas no dicionário, portanto deixe que outro aluno o ajude ou realize as atividades em duplas. Faça questionamentos e reflexões pertinentes que possam ajudar os alunos.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Quadrinhas dos sete erros ortográficos

Organize grupos de quatro alunos. Distribua cópias do material impresso disponível aqui.

Os alunos do grupo devem ler as quadrinhas e circular as palavras incorretas. Proporcione o levantamento de hipóteses quanto à ortografia das palavras:

- Quais palavras vocês têm dúvidas quanto à grafia?

- Qual é a dúvida que a escrita destas palavras podem trazer? Os alunos devem responder que as letras CH e X têm o mesmo som, portanto não sabem qual é a grafia correta.

- O que devemos fazer para não ficar em dúvida e escrever da maneira correta? A expectativa é que os alunos respondam que devem procurar essas palavras no dicionário.

Disponibilize dicionários para os grupos para que efetuem a pesquisa das palavras que geram dúvidas ortográficas. Peça aos alunos que anotem as palavras na forma correta na cópia da folha de atividade do item 3.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA