Atividade para impressão - Fichas de palavras com X e CH - LPO3_14ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário: um recurso para escrever de acordo com as normas ortográficas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivo com acesso à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo Complete com X ou CH. - Materiais diversos:
Fichas de palavras com X e CH; Jogo - A velha do dicionário; dicionário.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar irregularidades ortográficas em palavras e corrigi-las utilizando o dicionário.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Caso necessário, você pode plastificar os materiais complementares indicados neste plano de aula de forma caseira, como no exemplo indicado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 08 de janeiro de 2025.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Divida os alunos em grupos de acordo com o número de alunos de sua turma.
Distribua as fichas de palavras com X e CH. Link para impressão: clique aqui.
As fichas se separam por cores, cada cor é um grupo de palavras do dicionário. Entregue um grupo de palavras para cada grupo. Os grupos deverão organizar as fichas de palavras por ordem alfabética de modo a explicitar qual palavra vem primeiro no dicionário.
Pergunte aos alunos:
- Para organizar estas palavras como elas estão no dicionário, o que devemos fazer? Espera-se que os alunos respondam que a organização é por ordem alfabética.
- Há palavras cuja letra inicial é repetida? Como organizá-las? A expectativa é que os alunos respondam que há palavras com a letra inicial repetida e que para organizá-las devemos olhar a 2ª, 3ª e 4ª letras, e assim por diante.
Quando o grupo terminar de ordenar as palavras, coloque fita adesiva atrás de cada ficha e peça que os alunos colem no quadro de acordo com a forma como organizaram em suas carteiras.
Se houver alguma palavra ordenada de forma incorreta faça a correção coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA