Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_09
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
- Duas caixinhas, sacos ou latas e uma tesoura.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento, na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a construção de uma situação matemática, considerando dados não numéricos e uma operação apresentada, dessa forma é totalmente pertinente realizar.
A realização pode ser em aula síncrona ou assíncrona. Entretanto, sugiro adaptação na execução da atividade.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você deve ter preparado com antecedência alguns números e os sinais das operações de adição e subtração. Colocando os números dentro de uma caixinha (saco ou latinha) e os sinais dentro da outra.
Ao início da aula síncrona, você explica que você fará o sorteio de dois números e um sinal das operações de adição ou subtração e um aluno(a) voluntário(a) indicará a operação.
Após ter a operação definida, coletivamente será construído um problema que seja solucionado com esta operação.
Nesse momento, professor, de acordo com as sugestões apresentadas pelos alunos para a construção do problema, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. (Ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft,...).
Após concluir a produção dos problemas, provoque reflexões:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outro problema a partir dessa operação?
- Existe uma relação entre as informações dadas e a pergunta realizada?
- É necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
- Qual a dificuldade para elaborar um problema?
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a situação apresentada na retomada, via WhatsApp ou e-mail, por meio fotografia ou print da tela, realizando pequenas adaptações.
Atividade do aquecimento adaptada:
1ª - Disponibilize algumas números para o aluno.
2º - Proponha que escolham dois números e formem um operação de adição ou de subtração.
3º - Após operação definida, elabore um problema que seja solucionado com esta operação.
4º - Por último, proponha a resolução da situação elaborada.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a Atividade do aquecimento adaptada, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere a produção de um problema a partir de uma situação apresentada e números informados, assim esta atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, sugiro que sejam apresentados os slides 5 e 6 e assim, seja provocada uma conversa com os alunos sobre o contexto apresentado, a construção de uma operação com os números informados e consequentemente a construção coletiva do problema a partir da operação. Nesse momento, professor, de acordo com as ideias dos alunos, você poderá ser o escriba, repetindo os mesmos cuidados que teve na execução da atividade do aquecimento.
Durante a conversa coletiva e a produção do problema, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6, as orientações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da produção, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a Atividade do aquecimento adaptada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema elaborado deve ser analisado coletivamente, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de discussão, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão do problema elaborado pelos alunos, você pode apresentar os slides 7 e 8, correspondentes à Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças observadas nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 7 e 8), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer através da discussão das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 9 que corresponde à sistematização do plano.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 11 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma situação apresentada e informação numérica dada.
Dessa forma para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em uma lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.