Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_08
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
Como a atividade principal propõe a produção de um problema a partir de uma frase dada, nesse sentido, é totalmente pertinente realizar a atividade sugerida na retomada, visto que oportuniza a partir de uma palavra, a criação de uma frase e, a partir desta, a elaboração de um problema matemático. A realização da atividade da retomada, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3 e seguir as orientações apresentadas no plano, provocando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a situação apresentada na retomada (slide 3), via WhatsApp ou e-mail, por meio de fotografia ou print da tela, seguindo as mesmas orientações adotadas na aula síncrona, ou pode utilizar a adaptação que será sugerida para os alunos que não tem acesso online.
Atividade da retomada adaptada (para alunos que recebem atividade impressa):
Para os alunos que não é possível a comunicação on-line, organize a situação da retomada com a seguinte condução:
1ª - Disponibilize algumas palavras para o aluno.
2º - Proponha que escolham uma das palavras disponibilizadas e que, em seguida, criem uma frase usando a palavra escolhida.
3º - Após a construção da frase, solicite a elaboração de uma situação matemática envolvendo a frase construída.
4º - Por último, proponha a resolução da situação elaborada.
Para esses casos de comunicação, esta Atividade da retomada adaptada pode ser organizada com outras atividades desse e de outros planos, formando uma sequência para ser impressa, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”, de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere a produção de um problema a partir de uma frase, que foi apresentada em uma situação, assim esta atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, sugiro que seja apresentado os slides 4 e 5 e assim, seja provocada uma conversa com os alunos sobre o contexto apresentado e consequentemente a construção coletiva do problema a partir da frase dada. Nesse momento, professor, de acordo com as ideias dos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. (Ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft,...).
Durante e após concluir a produção do problema, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4 e 5, as orientações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da produção, deixando a possibilidade do contato com você para os esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema elaborado deve ser analisado coletivamente, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de discussão você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão do problema elaborado pelos alunos, você pode apresentar os slides 7, 8 e 9, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças observadas nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 7, 8 e 9), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da discussão das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 10 que corresponde a sistematização do plano.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 11, pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma frase apresentada.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em um lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.