Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_02
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais:- Atividades impressas;
-Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal aborda situação problema com excesso de informações. Dessa forma, a realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 4, 5, 6, 7 e 8 (um de cada vez), solicitando uma leitura coletiva e proporcionando uma roda de conversa, provocando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”. Importante possibilitar nesse momento que os alunos percebam o excesso de informações apresentadas e as condições de compra estabelecidas no problema.
Após essa análise coletiva, solicite que os alunos solucionem o problema no caderno através de ilustrações, esquemas, cálculos, mobilizando os conhecimentos que já possuem.
Importante nesse momento de resolução deixar a tela do slide 6 fixa, visto que apresenta a tabela de preços, necessária para a resolução. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e, em seguida, inicie os questionamentos:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema, devemos ficar atentos à qual parte dele?
- Tinha alguma condição de compra estabelecida no problema?
- Para solucionar o problema você utilizou todas as informações apresentadas?
- Quais informações que são relevantes para a solução do problema?
- Temos apenas uma solução possível?
- Já apresentaram todas as possibilidades de resolução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4, 5, 6, 7 e 8 com os questionamentos, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha outras atividades desse e de outros planos que, com essa apresentação nos slides 4, 5, 6, 7 e 8, forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”, de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Vale destacar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
A Discussão da solução apresentada no plano pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na atividade principal.
Na aula síncrona, concluindo as resoluções do problema no caderno, é importante criar um momento de socialização e discussão, oportunizando a explicação das resoluções. Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução, você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (slides 10, 11 e 12), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados na atividade.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas que apresentam excesso de informação no enunciado, e que apresentam várias soluções possíveis. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão da mesma.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre os problemas com excesso de informação no enunciado.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.