Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG09
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Jogo: Equações de 1o grau
Jogo: Equações simbólicas com animais
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a escrita de diferentes sentenças de adições com ideias de igualdade. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal que está dividida em duas partes: na primeira, os alunos devem perceber se há relação de igualdade ou de diferença entre as sentenças; e na segunda, criar sentenças de igualdade e diferença. As ilustrações são opcionais, portanto não precisam ser disponibilizadas - o importante é que tenham acesso ao enunciado. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar a situação problema e realizá-la no caderno e, depois, podem compartilhar pelo bate papo ou mesmo levantando a mão e abrindo o microfone para falar. Caso a aula não seja síncrona ou não tenha acesso à transmissão por vídeo, você pode fotografar ou tirar um print da atividade e compartilhar a imagem com os alunos via WhatsApp ou e-mail, entretanto, como o enunciado da situação problema não depende da imagem para ser resolvido, você pode enviá-lo por texto ou áudio. Eles também devem copiar o enunciado no caderno. A princípio, os alunos devem resolver individualmente a primeira parte da situação. Depois, os alunos podem compartilhar a sua resolução com toda a turma através de vídeos, fotografias, áudios ou textos. Na segunda etapa em que eles vão criar sentenças, cada aluno pode desafiar os seus colegas para que digam se há uma relação de igualdade ou diferença em suas sentenças. Seria melhor a divisão da turma em grupos de WhatsApp para o desafio. Esses grupos de compartilhamento podem ser criados previamente e serem fixos para que não gaste muito tempo. Entre em todos os grupos e verifique como eles estão interagindo e fazendo intervenções quando necessário. Os alunos podem depois enviar fotografias de suas sentenças e você pode montar um álbum de sentenças de toda a turma.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada através dos slides ou das imagens dos slides, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as que foram mostradas nos slides. Eles podem opinar concordando ou discordando do que foi mostrado no slide.
Sistematização do conceito
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Leia ou compartilhe o slide de encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam a sua turma. Eles podem fotografar as atividades e você pode montar um portefólio de atividades dos alunos.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é desafiando uns aos outros a completarem as relações com os sinais de igual ou diferente. O contato com diferentes formas de pensar ajudará o aluno a repensar suas estratégias. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.