Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG08
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Jogo: Equações de 1o grau
Jogo: Equações simbólicas com animais
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a identificação do sentido de igualdade em uma operação numérica de subtração. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. As ilustrações são opcionais. O importante é que tenham acesso ao enunciado. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar a situação problema no caderno. Caso a aula não seja síncrona ou não tenha acesso à transmissão por vídeo, você pode fotografar ou tirar um print da atividade; pode compartilhar a imagem com os alunos via WhatsApp ou e-mail, entretanto, como o enunciado da situação problema não depende da imagem para ser resolvido, você pode enviá-lo por texto ou áudio; você pode também gravar um vídeo efetuando a leitura da situação problema e convidando os alunos a resolvê-la. Eles também devem copiar o enunciado no caderno. A princípio, os alunos devem resolver individualmente a situação. Você pode guiar a ação dos alunos enviando alguns questionamentos:
- Que sentença matemática podemos escrever para expressar a relação entre o número de bolinha de gude que cada menino tinha e as perdas ao longo dos dias?
- Que sentença matemática podemos escrever para relacionar as perdas de Pedro e as perdas de João?
- Que relações há entre as duas sentenças?
Depois, os alunos podem compartilhar a sua resolução com toda a turma através de vídeos, fotografias, áudios ou textos. Se for possível, divida a turma em grupos de WhatsApp para discutir a atividade antes de compartilhar com a turma e, dessa forma, os alunos poderão ter a oportunidade de reforçar o que eles realizaram ou mudar de ideia.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada através dos slides ou das imagens dos slides, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as que foram mostradas nos slides. Eles podem opinar concordando ou discordando do que foi mostrado no slide.
Sistematização do conceito
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Leia ou compartilhe o slide de encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam à sua turma. Eles podem fotografar as atividades e você pode montar um portefólio de atividades dos alunos.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é tentando resolver a situação problema juntos e compartilharem diferentes estratégias para resolvê-la. O contato com diferentes formas de pensar ajudará o aluno a repensar suas estratégias. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.