Plano de Aula

Plano de aula: A queima de combustíveis fósseis

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406, CIE4_0407 e CIE4_0408. Vale salientar que a habilidade relacionada ao plano refere-se ao ciclo da matéria e ao fluxo de energia. O plano apresentado traz uma análise reflexiva sobre a queima de combustíveis fósseis. Essa questão apresenta um contínuo pensar sobre o ciclo do carbono abordado no plano CIE4_0408 e que terá continuidade no plano CIE4_04010, ao apresentar ações reflexivas sobre o efeito estufa e o aquecimento global, tendo em vista que o ser humano interfere diretamente no ciclo.

Materiais necessários para a aula: Manchetes de reportagens (encontradas no material complementar deste plano), cartolina, lápis de grafite, canetinhas hidrocor, lápis de cor, giz de cera.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, o intuito é, a partir da análise investigativa, que as crianças consigam compreender o significado com clareza.

  • Texto: combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/

  • Poluição por combustíveis fósseis

http://biobras.org.br/portal/?p=1567

  • A história do surgimento do petróleo

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-surgimento-do-petroleo/60520

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte sobre o significado da palavra queima. Questione quais materiais podem ser queimados e se todos reagem da mesma forma no momento da queima. É provável que os alunos digam “madeira” e “plástico”. Lembre-os também do gás de cozinha e enfatize a queima de combustíveis. Questione-os sobre o que são fósseis e sobre o que são combustíveis fósseis. Finalize a discussão relendo o título da aula e questionando sobre o que eles imaginam que será abordado. É importante salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento. O objetivo nesta etapa é que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e reflexão.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS