Plano de Aula

Plano de aula: Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo o plano CIE4_0404.

Materiais necessários para a aula: Clipes de papel (50 por grupo, em média), fichas com imagens de seres vivos (podem ser encontradas no material complementar deste plano), tiras de papel sulfite, canetinhas e fita autoadesiva. Caso o clipe de papel seja inviável, é possível utilizar argolas de papel sulfite ou papel colorido. Normalmente, as gráficas disponibilizam material de descarte para as escolas, mediante solicitação. Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Cadeias alimentares e teias alimentares:

https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecosystems/a/food-chains-food-webs

Por dentro das cadeias alimentares:

http://chc.org.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/

Cadeia alimentar:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm#slider-4

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cadeia-alimentar

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que são seres vivos e quais suas necessidades básicas para a sobrevivência. Provavelmente, palavras relacionadas à alimentação sejam mencionadas. Aproveite o momento para relacionar o alimento como fonte de energia para os seres vivos, relembrando conceitos vistos anteriormente. Questione para que servem os elos de uma corrente. Verifique se os alunos conhecem o significado da palavra cadeia enquanto ‘série de elos’, pois provavelmente eles apresentarão o significado mais conhecido que é o de casa de detenção. Apresente o termo cadeia alimentar como o conceito a ser investigado durante a aula.