Plano de Aula

Plano de aula: Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405 e CIE4_0406.

Materiais necessários para a aula: Retângulos de tamanhos diferentes, imagens de seres vivos que integram uma cadeia alimentar (encontradas no material complementar deste plano) e lápis de cor. Os retângulos podem ser substituídos por tiras de papel colorido.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: Pirâmides ecológicas

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/piramides-ecologicas.htm

Fluxo de energia nos ecossistemas

https://www.infoescola.com/ecologia/fluxo-de-energia-nos-ecossistemas/

Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/fluxos-de-energia-e-ciclo-de-materia-da-cadeia-alimentar.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por pirâmide. Provavelmente, os alunos citarão as famosas pirâmides do Egito. O importante neste momento é que os alunos conheçam a estrutura. Questione o significado da palavra ecológica. Possivelmente, surgirão palavras relacionadas ao meio ambiente, como animais, plantas, água, floresta. Essa concepção dependerá do nível de compreensão que os alunos já tiverem sobre o tema. Na sequência, aborde a palavra energia, estabelecendo relação com a cadeia alimentar, ou seja, para que serve a energia e como ela é fornecida entre os níveis tróficos. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que os estudantes acreditam que será tratado nesta aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados