Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Compartilhamento de materiais: Google Apresentações ou Docs.
- Vídeo introdutório: Youtube
Contexto e questão disparadora
Antes de iniciar a aula, envie o vídeo (disponível aqui) para seus alunos, por e-mail, Classroom ou WhatsApp.
Ao terem contato inicial com este vídeo, as crianças construirão hipóteses sobre mais um tema de transformações.
Faça uma videochamada bem rápida com o grupo para retomar as questões propostas no slide 3.
Apresente a questão disparadora e questione os alunos sobre o que fazer para descobrir se a transformação do chocolate é reversível ou não. Se você trabalhou alguma aula desta sequência, os alunos terão mais dificuldade para identificar
Mão na massa
Envie um comunicado online às famílias, via e-mail ou mensagem de WhatsApp, solicitando que acompanhem esse experimento. Oriente as crianças a executarem a atividade junto à família. Estabeleça um prazo para que providenciem os chocolates.
Explique o passo a passo, que deve ser seguido de acordo com os slides 5 e 6, por meio de um vídeo curto. Insira nele perguntas e peça às famílias que coloquem as crianças para escutá-lo e respondê-lo enquanto executam o experimento.
Sistematização
Faça uma videoconferência com o grupo, retomando a atividade “mão na massa”. Colete as impressões que os alunos tiveram. Discuta os conceitos a fim de garantir que houve aprendizagem.
Informe-os que devem ser reunir em grupos, de até 5 integrantes, para discutir e preencher a tabela proposta no slide 7. Envie para os grupos um documento colaborativo, tipo Google Apresentações ou Docs, com os nomes dos grupos.
Apresente a divisão dos grupos a fim de coletar as impressões e sanar as dúvidas no preenchimento da tabela. Você pode sugerir que eles se conectem por Whatsapp ou videochamada. Se possível, abra salas separadas para os grupos discutirem e passe por elas ao longo da atividade, para auxiliar as crianças.
Marque um tempo máximo de 10 minutos. Ao final, solicite que voltem à sala principal e oriente os alunos a apresentarem as tabelas. Feche a aula com a discussão do slide 8 e oriente as crianças que apresentaram dúvidas a voltarem e revisarem a tabela.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na realização do experimento com o chocolate. Explique que será um bom momento para fazerem uma atividade juntos e degustarem um delicioso chocolate.