Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Compartilhamento de materiais: Google Apresentações ou Docs.
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo para seus alunos antes do início da aula, por meio do Loom ou Google meet, e envie-o pelo Classroom, e-mail ou WhatsApp. Ao terem contato inicial com este vídeo, as crianças construirão hipóteses sobre mais um tema de transformações.
Insira no vídeo a foto da pipoca de modo a chamar atenção do grupo.
Apresente a questão disparadora e diga aos alunos que terão uma tarefa deliciosa.
Mão na massa
Envie um comunicado online, por e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, solicitando que acompanhem esse experimento. Oriente as crianças a executarem a atividade junto à família. Estabeleça um prazo para que providenciem o milho de pipoca e os outros ingredientes.
Explique o passo a passo, que deve ser seguido de acordo com os slides 4, 5 e 6, por meio de um vídeo curto. Insira nele perguntas e peça às famílias que coloquem as crianças para escutar e responder enquanto executam o experimento.
Peça para guardarem um pouco da pipoca e do milho para o momento da aula síncrona.
Sistematização
Faça uma videoconferência com o grupo, retomando a atividade “mão na massa”. Colete as impressões que os alunos tiveram e discuta os conceitos, a fim de garantir que houve aprendizagem.
Peça às crianças para analisarem o milho e a pipoca e volte para a pergunta do slide 6.
Registre em um documento as respostas das crianças à medida que acontece a aula, e projete sua tela para que elas leiam as conclusões.
Faça um registro curto, de modo que as crianças possam registrá-lo no caderno.
Feche a aula com a discussão do slide 8 e chame as crianças que apresentaram dúvidas a revisá-las com você.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na realização do experimento com a pipoca. Sugira que, após a atividade, eles aproveitem para saborear a pipoca assistindo a um bom filme.