Plano de Aula

Plano de aula: Microrganismos na indústria farmacêutica

Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Equipamento audiovisual para projetar imagem e exibir vídeo ou impressão de imagem do contexto, textos informativos (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFh2yeKZcBaHr4CvpPzBYznCXmZK7GX84QsYRfWM3FYpw3ZKR8tbmuRjGf6A/atividade-para-impressao-texto-informativo-cie4-05ve04.pdf) e ficha de “Você Sabia?” (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hytgQNAdkghsCdYtNV9EySQhB4grA8DubfqDsDQj22BE73EXWauNkFdKP6NB/atividade-para-impressao-fichas-cie4-05ve04.pdf).

Materiais de apoio:

http://umaquimicairresistivel.blogspot.com/2011/01/descoberta-da-penicilina.html

http://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/destaques/novidades-sobre-a-micro/659-o-papel-dos-fungos-na-industria

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/bacterias-1-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o título da aula e retome oralmente alguns conhecimentos que eles possuem sobre microrganismos, mais especificamente sobre fungos e bactérias.

  • O que sabemos sobre microrganismos?
  • Sobre fungos e bactérias, quais as características e algumas de suas ações?
  • Qual relação podemos estabelecer entre os fungos e bactérias e a indústria farmacêutica?

Neste momento, verifique se os alunos se aproximam da ideia do uso de microrganismos na produção de medicamento ou apenas como a causa de doenças, relacionando medicamentos ao combate das enfermidades causadas por eles e não como matéria-prima na produção de remédios.