Atividade para impressão - "Juruá e Anhangá"
Plano de Aula
Plano de aula: Conto e reconto: lenda indígena
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides. Vídeo AnimaCriança (T1/E1). Curupira Lendas Brasileiras. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4QjkJVN-SiY. Texto impresso “Juruá e Anhangá” de Kaká Werá Jecupé, disponível nos materiais complementares. Papel kraft ou metro.
Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que tratam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios índios, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências… além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos podem apresentar dificuldades em fazer um reconto oral de lendas indígenas e de textos literários em geral. Isso pode ocorrer devido à pouca familiaridade com a forma composicional e estilo do gênero em questão. Dificuldades com a compreensão da trama da história também podem prejudicar o reconto. Apesar das crianças estarem acostumadas a contar e recontar suas histórias e vivências do dia a dia, esse tipo de experiência com a oralidade na sala de aula tende a ser menos incentivada se comparada às experiências com a leitura e escrita. Desse modo, os alunos podem se sentir inseguros com a proposta de reconto, por não estarem habituados com situações em que sua fala está em evidência. O apoio deve ser no sentido de fazê-los vivenciar essa experiência com tranquilidade, atentando para a organização dos acontecimentos da narrativa e cuidando para não omitir fatos importantes, o que acarretaria na falta de coerência e coesão textual.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ed. ática, 2002.
JECUPÉ. Kaká Werá. As fabulosas fábulas de IAUARETÊ. São Paulo: Peirópolis, 2007.
THIEL, Janice Cristina. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf. Acesso em 19 de nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
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