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Plano de aula: O que está faltando nessa carta?

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: slide, retroprojetor.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Dois textos são comparados nessa aula: uma carta de reclamação e sua correspondente publicação em jornal. Nesse sentido, dificuldades de leitura e interpretação podem se constituir como barreiras na medida em que as informações são as mesmas, mas com redações diferentes no que diz respeito ao tempo verbal e outros recursos linguísticos como substituições lexicais e combinações de discursos direto (com uso de aspas) e indireto, no caso do texto publicado. A restrição de vocabulário também pode prejudicar alguns alunos atrapalhando-os nos momentos de reconhecimento de termos repetidos e de substituição lexical.

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, T. B. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná: Governo do Estado - Secretaria da Educação, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf

MENEZES, O. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.

SILVA, M. E. L. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. (org) A. C. P. B.; E. C. S. R. — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Nessa aula os alunos poderão exercitar a descoberta de regularidades presentes no gênero textual carta de reclamação publicada em jornal.
  • Apresente o título da aula e permita que os alunos realizem antecipações sobre os temas a serem trabalhados nessa aula.

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