Plano de Aula

Plano de aula: Quem bagunçou os sinais de pontuação?

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: slide, retroprojetor.

Carta de reclamação para sistematização, acesse aqui

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Nessa aula será solicitado aos alunos que empreguem habilidades cognitivas mais complexas: a avaliação de empregos de sinais de pontuação de modo a identificar equívocos e corrigi-los. Assim, espera-se que, para além de utilizar sinais de pontuação em função de sua adequação gramatical, as crianças possam interpretar a situação social na qual o texto é produzido, podendo compreender os sinais de pontuação e empregá-los conforme os efeitos de sentido que espera-se que produzam. É nessa lógica que alguns alunos podem encontrar dificuldades em interpretar as situações em que se constroem as ideias da carta de reclamação não identificando equívocos ou identificando-os e não sabendo qual a pontuação adequada para substituir aquela equivocadamente utilizada.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento). Aborda a pontuação entre as páginas P.75-79. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 18 de setembro de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Nessa aula os alunos irão exercitar o uso de sinais de pontuação identificando equívocos e sugerindo correções de modo a refletir sobre a função dos sinais de pontuação para a produção de efeitos de sentido em cartas de reclamação. Os alunos poderão, também, refletir a respeito dos sinais de pontuação comumente presentes em uma carta de reclamação.
  • Deixe que os alunos leiam o título da aula e pergunte se existem problemas caso algum sinal de pontuação seja escrito no local errado. Pergunte que problemas seriam esses.
  • Prepare as placas com os sinais de pontuação que serão utilizados pelos grupos no momento de compartilhamento das descobertas. Prepare tantas placas quantos forem os grupos formados. Imprima o arquivo com as placas, cole em uma cartolina para ficar mais firme e cole palitos de picolé para que os alunos possam segurá-las.

Material necessário:

Placas de sinais para impressão aqui

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos