Plano de Aula

Plano de aula: Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e coerência

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da
Vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador e aparelhos para projeção do slide. Atividade para reprodução Colagem no Caderno. Acesse aqui. Jogo Pondo ordem no texto. Acesse aqui.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz, de comunicação. Atualmente ela vem perdendo espaço para a troca de e-mails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e os e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como estas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que estas cartas ganhem muito mais força ao ser enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo desta forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Neste caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venham publicadas a Carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando deste modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foram realizados anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Nesta aula é exigido um bom um nível de leitura e interpretação, na medida em que as partes de um texto precisam ser compreendidas para que os alunos possam ordená-las recompondo uma Carta de reclamação publicada em jornal. Portanto, atenção especial deve ser dada às dificuldades de leitura que alguns alunos podem apresentar. Devido ao pouco contato com o gênero em estudo, alguns alunos podem apresentar dificuldades em estabelecer relações entre recursos de formatação (como aspas, caixa alta, negrito itálico) e sua função (destacar partes do texto, indicar discurso direto do reclamante).

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa. — Belo Horizonte: Autêntica, p. 113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.

MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Nesta aula os alunos poderão exercitar a descoberta de regularidades presentes no gênero textual Carta de reclamação publicada em um jornal.
  • Apresente o título da aula e peça que os alunos pensem sobre os problemas que podem surgir ao ler uma carta com suas partes fora de ordem.
    Eles podem citar situações como: dificuldade de entender o conteúdo do texto, compreensão equivocada da mensagem, troca de destinatário
    por remetente, impossibilidade de atingir o objetivo pretendido com a carta etc.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos