Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_05
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal aborda uma situação problema que não pode ser solucionada, pois os dados apresentados são insuficientes. Dessa forma, a realização da atividade sugerida, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 4 e desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema e solucioná-lo no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem.
Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Conseguiram solucionar o problema?
- Qual resposta vocês encontraram?
- Quais informações necessárias não foram dadas para garantir as resoluções?
- O que vocês conseguiram descobrir?
- Todo problema tem solução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva das resoluções e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades desse e de outros planos que juntamente com a apresentada no slide citado, formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Lembre-se que o plano apresenta atividades complementares que contribuem para a sistematização ou verificação da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas e discutidas. Lembrando de estimular o aluno a explicar seu raciocínio. Em seguida questione a turma:
- O que impossibilita um problema de ser solucionado?
- Para solucionarmos um problema temos que analisar os dados informados e a pergunta?
Após a discussão das possibilidades apresentadas pelos alunos, você pode apresentar os slides 6 e 7, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões quanto às semelhanças e diferenças das estratégias de resolução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 6 e 7), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões para que percebam que os dados informados não são suficientes para responder as perguntas do problema. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções, explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer aos alunos, através da socialização das resoluções apresentadas e análises realizadas, o reconhecimento que alguns problemas, ao invés de informar uma resposta numérica, o aluno deve responder que não foi possível resolver o problema, porque faltam informações, e assim especificar quais são.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 9, pode ser usada para verificar se os alunos reconhecem que as informações dadas para solucionar o problema devem estabelecer uma relação com as perguntas. Dessa forma, professor, utilize para apresentar o problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam, ou seja, que alguns problemas não apresentam as informações suficientes para responder às perguntas solicitadas. Por isso é importante ler, interpretar e analisar os problemas propostos.