Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_09
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e Jamboard.
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a reflexão sobre os elementos e estrutura de um problema. Logo, como o objetivo do plano é a elaboração de um problema numérico a partir de uma pergunta dada, é totalmente pertinente realizar o aquecimento, que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva e reflexiva sobre as questões apresentadas.
Uma possibilidade para favorecer a reflexão sobre a elaboração de situações problemas, pode ser a apresentação e análise de um problema juntamente com os alunos, identificando: as informações dadas; a pergunta realizada; a relação entre os dados apresentados e o questionamento; a resposta esperada.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, um áudio com entonação de voz, apresentando a escrita dos balões, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem suas opiniões pelo mesmo meio recebido. Podendo também, disponibilizar uma situação problema e provocar a análise por meio dos questionamentos sugeridos na aula síncrona.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade do aquecimento com outras atividades desse e de outros planos, e forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal oportuniza a elaboração de um problema a partir de uma pergunta dada. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, após a explanação da atividade do aquecimento, você pode apresentar o slide 4, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização apresentada e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a produção e em seguida inicie os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, por exemplo:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- Tem outra maneira de elaborar esse problema?
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Professor, você poderá ser o escriba, dos problemas elaborados e apresentados pelos alunos, tendo o cuidado de escrevê-los, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas elaborados devem ser socializados e discutidos, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu pensamento.
Após o compartilhamento e discussão dos problemas elaborados pelos alunos, você pode apresentar os slides 6, 7, 8 e 9, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos, e dos apresentados na Discussão das soluções (nos slides 6, 7, 8 e 9), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da socialização das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 10 que corresponde a sistematização do plano, abrindo espaço para complemento de informações que julgar necessárias.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma pergunta dada.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações nos post its do Jamboard compartilhado por você.
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no Jamboard. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.