Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_03
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento apresenta situações relevantes, visto que possibilita o aluno refletir ser possível distribuir quantidades em 2 ou mais grupos, sem ser necessário que essa distribuição sejam em partes iguais. A realização da atividade pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas, permitindo reflexões das possibilidades de resolução dos questionamentos.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, as situações apresentadas no slide 3, via WhatsApp ou e-mail. Pedindo que eles compartilhem suas ideias para solucioná-las pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as situações do aquecimento, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda problemas de raciocínio combinatório, explorando a ideia apresentada no aquecimento. Sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da atividade do aquecimento.
Na aula síncrona, após a explanação da atividade do aquecimento, você pode apresentar o slide 4, desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema e solucioná-lo no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Qual a resposta encontrada? Como encontraram essa resposta?
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras podemos resolver esse problema?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio e para que todas as possibilidades de resolução sejam discutidas.
Após a discussão das possibilidades apresentadas pelos alunos, você pode apresentar os slides 6 e 7, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões quanto as semelhanças e diferenças das estratégias de resolução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 6 e 7), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização das resoluções apresentadas, o reconhecimento que para solucionar problemas de raciocínio combinatório, é possível distribuir elementos em 2 ou mais grupos, sem que esses tenham a mesma quantidade de elementos.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 9 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de raciocínio lógico, explorando a ideia de divisão, não necessariamente, equitativa.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula, ou seja, que para solucionar problemas de raciocínio lógico, é possível dividir elementos em 2 ou mais grupos, e estes não precisam ficar com a mesma quantidade de elementos.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.