Fichas Patrimônios da Humanidade
Plano de Aula
Plano de aula: A cidade em dois tempos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Equipamento de projeção (data show e computador).
Reprodução das imagens.
Fichas com informações sobre os patrimônios culturais selecionados.
Material complementar:
Para você saber mais:
Fontes Acesso em: 28/11/2018:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.
Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.
Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.
Acessos em: 28/11/2018
https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html
http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/
https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Apresente o tema “Cidade em dois tempos” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Faça a seguinte pergunta a turma:
- O que acontece com a gente, com objetos, com as casas, com as coisas em geral ao passar o tempo?
Colete respostas aleatoriamente e convide a ver o que aconteceu a personagens que irá apresentar na próxima etapa.
Para você saber mais:
A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e as permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.
Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.
Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais
Fontes
Acessos em: 28/11/2018
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Exposições virtuais
Acessos em: 28/11/2018
https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html
http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/
https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS