Plano de Aula

Plano de aula: Meu, seu, nosso Patrimônio!

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Fichas elaboradas com os diferentes termos/conceitos e verbetes;

Reproduções de imagens referentes ao termos/conceitos

Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc. (De forma a atender quantitativamente o grupo de alunos)

Material complementar:

Ficha Patrimônio - Conceitos e Verbetes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zCqnQ5MFJu9a2HUY4nXY76bqBfP9EHH6MaPJJZCE49qhrDcTWJgkzuczVPsh/his5-10und01-fichas-patrimonio-conceito-e-verbetes.pdf

Para você saber mais:

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://conceito.de/patrimonio (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

Apresente o tema “Patrimônio Cultural” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os.

Lance a seguinte pergunta para o grupo: O que vocês entendem por Patrimônio Cultural?

Colete uma resposta aleatoriamente, mas não a valide. Em seguida, convide seus alunos a conhecer um pouco mais sobre patrimônio cultural.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos