Relatório Pesquisa de Campo
Plano de Aula
Plano de aula: Pesquisa de campo - Visita ao museu
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Celulares ou máquinas fotográficas.
Lápis, caneta, borrada, lápis de cor ou giz de cera, caneta hidrocor e folhas brancas.
Material complementar:
Relatório de pesquisa de campo/Inventário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf
Para você saber mais:
Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.
Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.
DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>
MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.
PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.
Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.
50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.
sites úteis:
https://www.educamuseu.com/publicacoes
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize em círculo os alunos na chegada ao museu e apresente o local que será visitado e o objetivo da aula.
Para você saber mais:
Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.
Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.
DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>
MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.
PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.
Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.
50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.
sites úteis:
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS