Plano de Aula

Plano de aula: Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, folhas de atividades, folhas sulfite, canetas coloridas, lápis, borracha, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

Algumas dificuldades podem ser observadas durante a realização das atividades, como por exemplo, a escolha ou variação de palavras adequadas para construir as frases e textos. Uma boa estratégia para situações desse tipo consiste em organizar grupos heterogêneos em termos de “competências pedagógicas e socioemocionais”, de modo que as crianças que se saem melhor nas tarefas de leitura, interpretação e produção de textos possam apoiar os colegas que precisam de ajuda na elaboração da manchete e da linha fina. Da mesma maneira, as outras tarefas (colagem, recorte, caligrafia, contorno de letras) podem ser distribuídas de forma que todos colaborem e sejam responsáveis pelo trabalho.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.

3. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi lido.

Materiais complementares:

Fonte: “ Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Fonte: “ Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Fonte: “ Nada na língua é por acaso, Marcos Bagno. disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Fonte: “Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, Ana Luiza Basilio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 28 de setembro de 2018.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos