Texto para a interpretação
Texto para a interpretação
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Por: Isabel Cossalter
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel), cópias da atividade de interpretação de textos (1 cópia para cada dupla de alunos).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Materiais complementares
Reportagem trabalhada no plano anterior, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2018.
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interpretacao-de-leitura Acesso em 26 de outubro de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).