Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Entrando nos eixos (de simetria)
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar a característica da simetria e do eixo de simetria de figuras geométricas;
- Reconhecer figuras planas simétricas e seus eixos de simetria.
- Discutir, coletivamente, imagens de figuras simétricas e seus eixos de simetria.
- Pontuar a característica principal de simetria de uma figura geométrica.
- Reconhecer figuras que admitem e não admitem eixos de simetria, identificando os seus eixos.
Conceito-chave
Eixo de simetria de figuras geométricas
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Computador, impressora e internet;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Papel pardo (retângulos de igual tamanho para todos os grupos);
- Cartolina ou similar colorida (pedaços para serem construídos os elementos do ambiente social);
- Material de desenho para lousa (compasso, transferidor, esquadro, régua);
- Cronômetro.
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha;
- Papel pardo para a base da composição;
- Cartolina ou similar colorida para construção dos elementos;
- Papel;
- Lápis de cor;
- Régua;
- Esquadro;
- Transferidor;
- Compasso;
- Cola;
- Canetas esferográficas/hidrográficas coloridas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar a característica da simetria e do eixo de simetria de figuras geométricas;
- Reconhecer figuras planas simétricas e seus eixos de simetria.
- Discutir, coletivamente, imagens de figuras simétricas e seus eixos de simetria.
- Pontuar a característica principal de simetria de uma figura geométrica.
- Reconhecer figuras que admitem e não admitem eixos de simetria, identificando os seus eixos.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS