Plano de Aula

Plano de aula: Tri(ângulo): qual o limite dos seus ângulos?

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o conceito de triângulos, com especial atenção aos seus ângulos internos;
  • Compreender, comprovadamente, que todo triângulo tem 180º como soma dos seus ângulos internos;
  • Obter, como produto de experimento de demonstração, um jogo de quebra-cabeça, que monta triângulos com base em seus ângulos ou monta a soma dos ângulos de triângulos;
  • Construir um painel de possibilidades de explicações/demonstrações sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo;
  • Expor a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo;
  • demonstrar compreensão de que 180º é o valor da soma dos ângulos internos de qualquer triângulo.

Conceito-chave

Soma dos ângulos internos de qualquer triângulo.

Recursos necessários

  • Quadro e pincel;
  • Computador e Internet;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Instrumentos de desenho (de madeira ou similar);
  • Folha de papel  (uma por estudante).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o conceito de triângulos, com especial atenção aos seus ângulos internos;
  • Compreender, comprovadamente, que todo triângulo tem 180º como soma dos seus ângulos internos;
  • Obter, como produto de experimento de demonstração, um jogo de quebra-cabeça, que monta triângulos com base em seus ângulos ou monta a soma dos ângulos de triângulos;
  • Construir um painel de possibilidades de explicações/demonstrações sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo;
  • Expor a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo;
  • demonstrar compreensão de que 180º é o valor da soma dos ângulos internos de qualquer triângulo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

  • Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
  • Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
  • Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
  • Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS