Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: PoligoMarcas
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
- Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
- Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
- Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
- Pontuar características do círculo e da circunferência, e da inscrição e circunscrição de polígonos.
Conceito-chave
Círculo, circunferência e polígonos.
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Computador e impressora;
- Internet;
- Material de desenho para quadro (compasso, esquadro, transferidor, régua);
- Atividades impressas (principal, como uma cópia por grupo, e raio x, com uma cópia por estudante);
- Datashow (opcional).
.
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha;
- Papel;
- Canetas esferográficas ou hidrográficas coloridas;
- Lápis de cor;
- Compasso;
- Transferidor;
- Régua;
- Esquadro.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
- Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
- Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
- Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
- Pontuar características do círculo e da circunferência, e da inscrição e circunscrição de polígonos.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS