Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_13ALG05
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Encerramento
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que criem um novo exemplo explicando a multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções, e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem responder os questionamentos. Você pode enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V6p8pCqbP8v33RrTUtvvQTE76XXJ63ENhZR7bmHvZ8nDh9xZd5aNQQSdAdfh/ativaula-mat5-13alg05docx.pdf. Envie, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), talvez nesse momento de aulas remotas, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando a solução e nele mostre as imagens e conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível, você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto cada um dos slides. Você pode sugerir que os alunos criem vídeos explicando suas resoluções.
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, quais estratégias podem ser adotadas para realizar operações de multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000. Proponha que eles conversem com seus familiares sobre números com parte decimal que encontram no dia a dia e que os multipliquem e dividam por 10, 100, 1000. Eles também podem jogar juntos a “Roleta das multiplicações”, que pode ser acessado em http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/roletas-da-multiplicacao/.