Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_13ALG01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que reproduzam os esquemas em seus cadernos e os complete. Envie, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bq3G8PaY9wY6g4Kg5pr4QHMH7eHYDnFQADTSsUUDUf58uk6rTWRgdvc286Nt/ativaula-mat5-13alg01.pdf.
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a atividade explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo e respostas para os questionamentos da atividade. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo refletindo sobre diferentes jogadas e os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Sistematização
Professor(a), caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, apresente aos alunos os slides presentes nesta etapa da aula e vá refletindo sobre as considerações presentes. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo mostrando os slides e refletindo sobre. Não sugerimos compartilhar os slides presentes nesta etapa, pois deixar que a interpretação seja realizada pelos alunos pode confundi-los.
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que compreenderam sobre a posição da vírgula quando se multiplica e divide por 10, 100 e 1000. Existe algum padrão nessas multiplicações e divisões?
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os estudantes reproduzam as operações em seus cadernos e indiquem os resultados.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000. Proponha que eles conversem com seus familiares sobre suas alturas e que as multipliquem e dividam por 10, 100, 1000.