Plano de Aula

Plano de aula: Como as paisagens são modificadas?

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é que os alunos possam compreender as modificações feitas nas paisagens através das sociedades que as habitavam em momentos diferentes da história, com destaque para os povos originários.

Materiais necessários: datashow ou imagens impressas, uma cartolina por grupo, uma folha de sulfite por grupo, cola, tesoura, lápis de cor, canetinha, régua.

É necessário que antes dessa aula, os alunos façam uma pesquisa (em grupos) de imagens de países como Brasil, Peru, México, Colômbia, Venezuela, Guatemala e Argentina. A pesquisa deve mostrar paisagens desses países no passado (quando eram ocupadas pelos povos originários) e nos tempos atuais.

IMPORTANTE: para a pesquisa sugira alguns sites para os alunos pesquisarem e que encontrarão imagens para serem trabalhadas. Alguns exemplos são:

Material Complementar: as imagens da etapa Contextualização estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf

Contextos prévios: é necessário que os alunos tenham uma ideia do povos pré-colombianos, principalmente dos incas.

Para você saber mais:

Fortalezas incas e o mistério de suas construções. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/fortalezas-incas.htm - Acesso em 26/11/2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as modificações das paisagens ao longo da história e considerando as técnicas que foram desenvolvidas e utilizadas pelos diferentes povos ao longo do tempo. Diga que as mudanças nas paisagens são comuns, porém algumas características de povos mais antigos continuam marcadas nas paisagens. Através delas podemos compreender como esses povos viviam e se relacionavam com a paisagem. Será dado destaque para a população inca que viveu na América Latina.

Como adequar à sua realidade: Aproxime dos alunos as mudanças na paisagem através de perguntas simples: a cidade que você mora sempre foi assim? Você enxerga uma característica antiga da cidade em algum ponto dela?

Para você saber mais:

O documentário Machu Picchu - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vqObjWK_W_Y

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA