Plano de Aula

Plano de aula: Diferentes paisagens ao redor do mundo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ser trabalhadas em outras aulas.

Esta habilidade tem como principal objetivo fazer com que o aluno compreenda que as paisagens não são únicas e alteram ao redor do mundo ou mesmo dentro do próprio município e essas alterações são feitas pela sociedade que ali habita.

Materiais necessários: folha de sulfite (uma por dupla), lápis de cor.

As imagens mostradas nos slides estão nos links (caso a escola não possua datashow e seja necessário a impressão):

1 -https://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney#/media/File:Sydney_Harbour_Bridge_night.jpg

2 - https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia#/media/File:Delhi_Metro_and_CNG_Buses_in_Azadpur_Neighborhood.jpg

3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Juba_(Sud%C3%A3o_do_Sul)#/media/File:Juba_Sudan_aerial_view.jpg

4 - https://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro#/media/File:Marina_da_Gl%C3%B3ria_1.jpg

5 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_no_Brasil#/media/File:Horticulture_in_Almirante_Tamandar%C3%A9_countryside.JPG

6 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Seattle#/media/File:Seattle_from_Kerry_Park_(1).jpg

7 - https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/06/farm-bill-camara-dos-eua-aprova-projeto-que-retoma-programas-agricolas.html

As imagens que devem ser impressas para a Ação propositiva estão no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V6GU6jCtArhaRrEtd8ahZpnXJGK4ythjbwgu8FEJDywDSgj5ejEr3eyW5JUt/geo-602und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: para a realização deste plano, os alunos devem ter um conhecimento prévio sobre o conceito de paisagem, de elementos naturais e culturais que formam a paisagem e as alterações que as paisagens sofrem. É necessário que os alunos se organizem em duplas após 10 minutos de aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as diferentes percepções sobre as paisagens, as diferenças entre elas, principalmente quando se trata de países ricos e pobres e de área rural e área urbana. Para essa aula é necessário o uso de datashow ou em caso da falta do equipamento, impressão das imagens.

Para você saber mais:

  • Reflita rapidamente com os alunos a ideia de percepção, que é uma ideia subjetiva, particular. Exemplo: o que pode ser bonito para um aluno, pode ser feio para outro. É importante trabalhar essas diferenças, respeitando-as.
  • Para auxiliar na discussão, é recomendado o artigo “Percepção da Paisagem: conceituação, observação, descrição, vivência” - Lucy Marion Calderini Philadelpho Machado, disponível no link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47176/1/u1_d22_v9_t03.pdf

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA