Plano de Aula

Plano de aula: Onde estão localizados os povos indígenas no Brasil?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar a distribuição espacial da população indígena no Brasil e as mudanças que podem ser observadas na paisagem, além de analisar como o indígena se adapta às novas paisagens nas quais é inserido.

Materiais necessários:

Uma folha de sulfite para cada dupla (no momento “Ação propositiva” os alunos se reunirão em duplas), lápis de cor, régua.

Material complementar:

Mapa sobre a população indígena brasileira, disponível em:

Para você saber mais:

Contextos prévios: para esta aula, é necessário que os alunos conheçam a realidade do indígena no Brasil, como vivem, onde vivem e seu processo de aculturação.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: O objetivo é mostrar ao aluno que os povos indígenas brasileiros estão espalhados por diferentes lugares compondo diferentes paisagens brasileiras e a maneira como eles se adaptam à esses novos espaços. Fale para os alunos que nesta aula é importante compreender a vida do indígena e sua relação com a seu espaço original e o espaço urbano. Explique que a aula começará com um mapa de distribuição da população indígena, imagens de espaços e paisagens de povos indígenas em aldeias e no espaço urbano. Depois desse momento, os alunos refletirão sobre como o indígena vive no espaço urbano e como passa a compor paisagens urbanas. Por último, os alunos poderão expor suas ideias por meio de uma tirinha.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola esteja perto de uma reserva indígena, se você conhecer um indígena ou, até, se tiver um aluno indígena, promova a partilha de conhecimento, seja por meio de uma conversa ou de uma visita.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA