Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Room (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas).
Context
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) as imagens do Context, disponíveis aqui. Em uma aula síncrona, você pode conduzir as perguntas propostas no slide de Context. Em aulas assíncronas, você precisará organizar uma folha de atividades para enviar aos alunos, com as imagens e as atividades escritas com orientação, passo a passo, para que consigam ler e compreender, em casa, o que precisarão fazer. Peça que os alunos observem a primeira imagem e completem as frases:
a) These are…
books / emails / catalogues / letters / text messages
b) Today, it … common to write letters.
is / isn’t
c) Instant messages … more common than letters.
are / aren’t
Para envolver os alunos no assunto da aula, peça que observem a segunda imagem e conte a eles a história da carta de Wanda Mill, que virou notícia de jornal. Você pode explicar também o que são pen pals e mostrar exemplos de escrita de cartas durante o distanciamento social (disponíveis aqui e aqui). Para aulas assíncronas, sugerimos que essa explicação esteja em um texto curto, na própria folha de atividade, ou em um arquivo de áudio compartilhado junto com o documento (.pdf ou .doc);
Em seguida, explique que a aula será focada na identificação do assunto principal de uma carta.
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou WhatsApp) a imagem da carta apresentada no Input (disponível aqui).
Em aulas síncronas, conduza a atividade conforme sugerido no slide do Input;
Em aulas assíncronas, inclua na folha de atividade uma breve explicação sobre a estrutura de uma carta pessoal (heading, salutation, body, closing, signature). Peça que eles observem a carta e respondam:
1) Who is the letter from?
a) Liam / b- Juan / c- Pedro
2) Who is this letter to?
a) Liam / b- Juan / c- Pedro
3) Find the following information in the letter:
a- the city where Juan lives: _________________________
b- the country where he was born: _________________________
c- his height: _________________________
d- the color of his eyes: _________________________
e- the animal he has as a pet: _________________________
f- the activities he likes: _________________________
g- the languages he speaks: _________________________
Reforce a importância de eles buscarem compreender o texto por meio das palavras que já conhecem (incluindo as cognatas). Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso eles precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Em aulas síncronas, você precisará preparar, de antemão, uma grade de jogo da velha (no Google Docs, no Google Slides ou na própria lousa do Zoom) para compartilhar com os alunos na tela. Peça que eles se organizem em dois grupos. Diga que irão jogar tic-tac-toe. Conduza a atividade conforme sugerido no slide do Input. Você pode imprimir, recortar as frases e mostrá-las para eles na câmera, ou simplesmente escrevê-las no chat da ferramenta de videoconferência;
Em aulas assíncronas, peça aos alunos que leiam as frases propostas no Output e marquem se são verdadeiras ou falsas de acordo com o texto.
a- Juan is 9 years old. TRUE / FALSE
b- Juan lives in New York. TRUE / FALSE
c- Juan has two brothers. TRUE / FALSE
d- Juan doesn’t have a sister. TRUE / FALSE
e- Juan has a dog. TRUE / FALSE
f- Juan doesn't like the beach. TRUE / FALSE
g- Liam is tall. TRUE / FALSE
h- Juan’s pet’s name is Pedro. TRUE / FALSE
i- Juan speaks two languages. TRUE / FALSE
j- Liam is from Brazil. TRUE / FALSE
k- Juan plays sports. TRUE / FALSE
l- Juan’s city is hot. TRUE / FALSE
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, WhatsApp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente (enviando um documento escrito, áudio ou vídeo mostrando a correção comentada das atividades).
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que eles respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do WhatsApp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam sobre formulários.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode sugerir que os alunos assistam ao filme Klaus, disponível aqui, e pedir que eles relacionem o tema abordado no filme com o que foi tratado nesta aula.