Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas que possibilitem o envio de fotos e vídeos (WhatsApp, Facebook, blog da turma, Google Classroom, Google Meet etc.).
Optativa:
- FlipGrid.
Context
Esta aula pode ser feita de forma síncrona ou assíncrona. Compartilhe a imagem do slide com os alunos e pergunte:
- What do you see in the picture?
- What are they doing?
- Are they friends?
- Are they happy?
Você também pode compartilhar o vídeo "What to do with your friends in the summer", disponível aqui. Peça aos alunos que ativem a Closed Caption (botão CC) e vejam como Caroline se diverte com os amigos no verão.
Peça aos alunos que lhe enviem as respostas e já pensem a respeito das questões: "Who is your best friend? What do you do for fun?"
Caso haja um encontro síncrono, retome as perguntas e deixe que os alunos conversem sobre a imagem e/ou o vídeo livremente, encontrando semelhanças e diferenças entre as atividades que fazem com os amigos e o que viram na foto e/ou no vídeo.
Input
No encontro síncrono, mostre aos alunos o vídeo "I’m looking for my friends", disponível aqui. Mostre uma vez o vídeo inteiro e depois vá pausando e perguntando, após cada apresentação: "What’s his/her name? What can he/she do?" Você também pode enviar o vídeo aos alunos por meio de uma das plataformas citadas, junto com perguntas mais detalhadas, como: "Who is looking for his friends? Who is the first friend? What can she do? Who is the second friend? What can he do?" Mostre o slide 4 para a turma e peça que anotem qual atividade pertence a cada amigo do vídeo.
Envie aos alunos o worksheet disponível aqui, e peça que o respondam individualmente ou em duplas. Você pode criar um formulário no Google Sheets e enviar o link para que os alunos o preencham com suas respostas. No encontro síncrono, você pode compartilhar a tela e realizar a atividade junto com eles.
Output
Explique aos alunos que eles deverão apresentar seu melhor amigo(a) para a classe. Para auxiliar na tarefa, você pode enviar prompts de frases que ajudam a descrever amigos, como:
"Hello, my name is ________. This is my friend ___________. He/She is from ____________ and studies at _____________. He/She likes ____________, _____________ and __________. That’s my friend!"
Peça aos alunos que preencham as frases com as informações de seus amigos e enviem para correção. Você pode gravar um áudio ou vídeo de exemplo, para que os alunos treinem a dicção. Depois de corrigido e devolvido, peça aos alunos que preparem uma apresentação. Eles podem fazer um desenho de seu amigo para ilustrar, e gravar um áudio ou vídeo para apresentá-lo. Em aulas síncronas, peça que todos estejam ensaiados e, um a um, que leiam seus textos. Você pode, em seguida, criar um grid no Flipgrid com as apresentações dos alunos.
Feedback
Peça aos alunos que assistam aos vídeos ou ouçam os áudios uns dos outros, e pergunte sobre os amigos apresentados, o que entenderam, quais amigos eles gostariam de conhecer, quais atividades os amigos apresentados têm em comum. Você pode introduzir as expressões "Cool! Wow! Yeah!", para que os alunos reajam ao trabalho dos colegas.
Convite às famílias
Caso um membro da família seja o melhor amigo do aluno, peça que participe do vídeo ou áudio, ou que o aluno compartilhe a foto dele com a turma.