Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom;
- YouTube.
Optativas:
- Navegador de internet;
- Quizlet;
- GoConqr;
- Google Sheets ou Mentimeter.
Context
Compartilhe com antecedência o slide 3 do Plano de Aula e o vídeo "Children and families around the world", disponível aqui, através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Explique aos alunos que a aula é sobre famílias, e eles deverão apresentar os membros de suas famílias no final da aula. Para ajudá-los com o vocabulário, você pode compartilhar jogos online como o disponível aqui, do British Council, ou o disponível aqui, do Quizlet. Você também pode criar flashcards no GoConqr com as imagens da aula e pedir que nomeiem corretamente os membros da família.
Input
Em um momento síncrono, repasse o vídeo e faça perguntas do tipo: "Where are the families from? Are all families the same? Which families are big? Which families are small? Is there a family without a dad?"
Mostre ou envie o slide 5 aos alunos, e siga as instruções para trabalhar as imagens. Explique aos alunos os pronomes demonstrativos this, that, these e those utilizando as imagens do slide ou flashcards. Você pode também utilizar objetos, ou pedir aos alunos que mostrem objetos e refiram-se a eles utilizando os pronomes.
Envie à turma o worksheet disponível aqui, e peça que formem grupos ou duplas para realizar a tarefa. Eles podem entregá-la por meio de um aplicativo de mensagens ou compartilhar as respostas durante a aula.
Em uma aula assíncrona, você pode criar um formulário com essas perguntas no Google Sheets ou no Mentimeter, e enviar aos alunos. Para os pronomes demonstrativos, você pode sugerir que a turma assista ao vídeo disponível aqui e depois complete um exercício no Quizlet ou no Google Sheets para assegurar que o conteúdo foi assimilado.
Peça aos alunos que preparem um texto pequeno apresentando suas famílias. Peça que utilizem a estrutura: This is ____; that is ____; He is _____; She is _____.
Output
Em uma aula síncrona, peça aos alunos que reúnam os membros de suas famílias para apresentá-los, ou que mostrem fotos dos membros da família. Em uma aula assíncrona, você pode pedir que gravem vídeos mostrando os membros da família, ou mostrando fotos e apresentando-os. Os vídeos podem ser enviados por apps de mensagem ou no Google Drive.
Feedback
Siga as instruções do slide de feedback e incentive os alunos a perguntarem uns para os outros sobre suas famílias utilizando as estruturas aprendidas. Você pode criar um mural no FlipGrid com as produções dos alunos e incentivá-los a comentar as fotos ou vídeos dos colegas utilizando expressões aprendidas nesta aula e nas anteriores.
Convite às famílias
Esta é uma ótima aula para envolver toda a família. O aluno pode fazer um vídeo apresentando cada membro e até ensinar algumas saudações para os familiares, como hi ou hello. Em uma aula síncrona, ele pode chamar os membros de sua família e apresentá-los na hora para os colegas, além de responder às perguntas que surgirem sobre cada um.