Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom;
- Navegador web.
Optativas:
- Zoom, WhatsApp ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter.
Context
Explique aos alunos que esta será uma aula descritiva, em que eles deverão encontrar informações sobre uma cidade em um texto de mesmo gênero. Para despertar o interesse do aluno pelo assunto da aula, compartilhe com antecedência um vídeo sobre os pontos turísticos de Londres, disponível aqui, por meio de alguma ferramenta de troca de mensagens, como WhatsApp ou e-mail. Caso a turma tenha um grupo ou página no Facebook, ou um blog, compartilhe por lá.
Peça aos alunos que assistam ao vídeo e anotem os pontos turísticos na ordem em que aparecem. Envie também as imagens do slide Context e peça que correlacionem os pontos turísticos aos seus respectivos nomes.
Input
Para abrir o encontro síncrono, converse com eles sobre o vídeo e o exercício que fizeram. Pergunte se já visitaram outros países, se conhecem algum ponto turístico apresentado e o que as imagens têm em comum. Você pode utilizar as instruções do slide para guiar a conversa.
Em seguida, compartilhe com a turma o texto do input, disponível aqui. Explore bastante as imagens e informações contidas no slide com seus alunos. Caso a aula seja assíncrona, você pode enviar tópicos para ajudar na leitura guiada e um questionário para ser respondido por meio do Google Sheets ou do Mentimeter. Utilize as perguntas presentes no slide: What’s the text about? When was the text posted? Which places are recommended in the text?, entre outras.
Output
Para esta etapa, divida a turma em grupos pequenos e compartilhe o exercício do slide 6, disponível aqui. Peça que, individualmente, os alunos marquem as respostas corretas. Para um controle maior das entregas, você pode recriar o exercício em plataformas como o Google Sheets e o Mentimeter.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer diferentes perguntas que apareceram durante a lesson e receber uma resposta oral dos alunos. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a mesma pergunta, como What is your favourite tourist attraction from London?, e pedir aos alunos que enviem a resposta por texto, áudio ou vídeo.
Convite às famílias
Você pode pedir às famílias que contem um pouco sobre suas viagens. O aluno pode escolher um familiar e uma foto da viagem, e contar sobre suas experiências no lugar.