Resolução da atividade - LP06_09SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e compreensão de história em quadrinhos
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- projetor;
- cópias preferencialmente coloridas da HQ a ser trabalhada.
Informações sobre o gênero:
Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.
Dificuldades antecipadas: dificuldades em perceber os sentidos que os recursos multissemióticos podem revelar, por prender-se demais à palavra escrita, sem perceber o que está expresso pela linguagem não verbal.
Referências sobre o assunto:
Site da fundação Gilberto Freyre: http://fundacaogilbertofreyre.blogspot.com/
Vídeo do canal “O Recife Assombrado” sobre a adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho” https://www.youtube.com/watch?v=ZkBfw6OM6J8
Site “O Recife Assombrado” com outras lendas e causos de assombração da cidade em quadrinhos: http://www.orecifeassombrado.com/quadrinhos/o-homem-que-ria-3/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete o slide com o tema da aula.
Informações complementares:
A relação entre literatura e quadrinhos já foi bastante estigmatizada, mas, em tempos de multissemioses, começa a ser repensada. Mais do que uma história ilustrada, a adaptação para HQ é capaz de revelar tensões, reflexões e críticas dos próprios quadrinistas a partir dos elementos gráficos que mobilizam. Logo, é sempre uma reinterpretação. Nas palavras de Patrícia Pirota (2014), “É insuficiente apenas afirmar que as adaptações em quadrinhos são um ‘conto com figuras’. Ao mesmo tempo em que tal afirmação desconsidera a linguagem literária, também o faz com a linguagem dos quadrinhos. As adaptações quadrinizadas são uma releitura da obra, e não apenas uma transposição denotativa para uma outra linguagem…”.Partindo desse pressuposto, esta aula visa levar o aluno a descobrir os valores e visões de mundo próprias de personagens do Recife Velho, os quais, primeiramente foram eternizados pelo sociólogo Gilberto Freyre e que, aqui, ganham a reinterpretação de André Balaio e Roberto Beltrão.
Materiais complementares: Leia ensaio de Patrícia Pirota sobre o tema no livro “Quadrinhos e literatura: ensaios possíveis”. Organizado por Paulo Ramos, Waldomiro Vergueiro e Diego Figueira. Edição de 2014. Editora Criativo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO