Capas de Onomatopeias
Plano de Aula
Plano de aula: O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.
Materiais necessários: Capas impressas de exemplares de HQs do Popeye, lápis ou caneta.
Informações sobre o gênero:
A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.
Dificuldades antecipadas:
Fazer a correlação entre a imagem, a onomatopeia e o sentido dela, pois as onomatopeias foram retiradas. Talvez seja mais fácil para o aluno quando ele já encontraVa a onomatopeia. Dessa forma, pode ser que os alunos encontrem dificuldades em representar algum som.
Referências sobre o assunto:
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula com as seguintes questões:
- Vocês lembram que podemos representar sons e movimentos? Vamos relembrar algumas imitações de barulhos!
Se a porta da sala batesse, qual seria o som? R: Pá!
Quando o sinal toca para a troca das aulas, qual seria o som? R: UOMMMMMMMMM!!!
Quando vocês aplaudem alguma apresentação, qual seria o barulho das palmas? R: Cláp! Cláp! - Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, vocês irão revisar o uso das onomatopeias usando uma tabela para criar onomatopeias que comporão capas de HQs que serão entregues a vocês.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO