Material Complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Produção textual: revisão da HQ
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é necessário que os alunos já tenham feito uma produção de HQ com o tema: As minhas travessuras bem como tenham elaborado uma rubrica de qualidade para avaliar os textos produzidos.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Texto previamente produzido.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial que, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas”. (MENDONÇA, 2007, p.195).
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar resistência para revisar, pois podem não querer reescrever as HQs tendo como critério apenas a “beleza” dos desenhos.
Referências sobre o assunto:
- CRAFT COMICS. Lista de balões de histórias em quadrinhos. Disponível em: <https://craftcomicbooks.com/lista-de-baloes-de-historias-em-quadrinhos/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
- _______. Lista de onomatopeias e interjeições. Disponível em: <https://craftcomicbooks.com/lista-de-onomatopeias/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
- GUEDES, Leticia Figueiredo. Revisão de textos: conceituação, o papel do revisor textual e perspectivas do profissional do texto. [2013] 13 f. Trabalho
de conclusão de curso.
1928 (Bacharelado em Letras Português) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018. - MCCLOUD, Scott. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
- MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
- RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula: com base na produção de texto feita pelos alunos previamente e as orientações que serão dadas nesta aula pelo professor, os alunos farão a revisão das HQs produzidas pela turma. Será enfatizada, nesta aula, a revisão de alguns tópicos principais: a disposição dos quadrinhos (requadros), a escolha de balões de falas bem como a disposição do texto verbal nos balões.
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: O que é preciso ter em uma HQ?
- Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto.
Respostas esperadas/desejáveis: Os alunos podem indicar vários itens, entre os quais:
- Quadrinhos sequenciais ou, como é chamado pelos profissionais da área, requadro.
- Onomatopeias.
- Balões de fala representados de acordo com o ato de fala do personagem.
- Texto não verbal - desenho.