Material complementar - Sugestões de análise
Plano de Aula
Plano de aula: Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de esporte
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print das notícias que serão utilizadas.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de perceber as marcas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade da notícia.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula de forma bastante empolgada.
- Diga que hoje vamos ler uma notícia de esportes, para analisar os posicionamentos dos seus autores em relação e verificar que marcas linguísticas nos levam a perceber que há uma opinião; um posicionamento, trazendo parcialidade à notícia.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO