Plano de Aula
Plano de aula: Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitores
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícias de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à Internet, retroprojetor.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, entre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em discernir fato de opinião, uma vez que a análise implica juízos de valor sobre o que é publicado.
Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino.
São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Notícias esportivas: fato ou opinião
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula e leve os alunos a refletir sobre o que seria fato e opinião numa notícia esportiva. Deixe que os alunos expressem suas opiniões e vá conduzindo a conversa, destacando aquelas opiniões que se aproximam da expectativa de resposta (fato é mais objetivo, aquilo que se observa ou acontece; a opinião é mais subjetiva, cada um pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo fato; a opinião vem de um julgamento). Na discussão, então, leve os alunos a perceber que fato é o acontecimento observável, é aquilo que a notícia vai relatar e que se apresenta a todos como algo que ocorreu e pôde ser observado. Já a opinião é de caráter mais individual e subjetivo: é aquilo que julgamos ser a verdade, naquilo que observamos; passa por nosso juízo crítico, por meio daquilo que acreditamos; usamos nossos valores e experiências para realizar esse julgamento, tomar um partido ou um posicionamento frente a um fato ou acontecimento.
- Diga aos estudantes que irão realizar a leitura de uma notícia veiculada em um blog de notícias esportivas com o objetivo de analisar o que é fato e o que é opinião nessa notícia, além de analisar os comentários de leitores. sobre a notícia: seu posicionamento e a pertinência desses comentários.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO