Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade em programas de esportes no rádio e na televisão
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, computador com acesso à Internet, retroprojetor.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente, a maior dificuldade será perceber que, na transmissão televisiva, a notícia precisa ser escrita antes, e lida durante a apresentação do telejornal; o que requer um treinamento antecipado (teleprompter). Já na transmissão da notícia pelo rádio, não há essa preparação, predominando, inclusive, até uma certa improvisação.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula com empolgação.
- Diga que vamos assistir e ouvir notícias de esportes na televisão e no rádio, para comparar como se dá o emprego da oralidade nos dois suportes a serem observados.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO