Textos para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: O gênero mito: ativar conhecimentos prévios
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Um exemplar do livro “MARQUES, Wilson. Criações: mitos Tenetehara. São Paulo: Paulus, 2017". Cópias do texto que será trabalhado, p. 16-17.
- Cópias de “Gênesis - capítulos 1 e 2”, disponíveis em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/1 (capítulo 1) e https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/2 (capítulo 2).
- Um exemplar do livro “SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 12.
- Um exemplar do livro “GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. São Paulo: L&PM, 2009”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 36-37.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em fazer uma leitura compartilhada e oralizar sobre o conteúdo porque podem não ter muitos conhecimentos prévios sobre o gênero.
Referências sobre o assunto:
SKOLIMOSKI, K. N. ; J. Z. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2012, São Paulo. SNEA 2012. DIsponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf .
JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
MUNDURUKU, D. Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “a origem da humanidade”. Nesta aula, serão feitas leituras de mitos (de diversos povos) que retratam a “origem da humanidade”, percebendo como o tema é recorrente neste gênero. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga Inferir, a partir do levantamento dos conhecimentos prévios seguido de leituras compartilhadas, a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, reconhecendo, nesses textos, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO