Atividade para impressão - Roteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Planejar a contação de um mito
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é importante destacar que é necessário que os alunos já tenham tido algum tipo de contato com a oralização de algum mito (vídeos da internet, contação etc.).
Materiais necessários:
- Computador, projetor e tela.
- Internet para pesquisa.
- Acervo de livros da Biblioteca Escolar.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em escolher os gestos, a entonação e as expressões extralinguísticas mais adequadas aos sentidos do mito porque podem não ter muita experiência com práticas de contação de história.
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos et all. Gêneros orais: Conceituação e caracterização. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), Anais, vol. 3, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, os alunos irão planejar a contação de um mito indígena selecionado por eles, ensaiando a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos (sons, gestos, expressões etc.).
- Para instigar os alunos, visando uma maior produtividade da aula, inicie um pequeno debate coletivo sobre o tema da aula: “Vamos contar um mito?”. Para isso, peça que os alunos digam, rapidamente, quais foram as suas experiências prévias sobre contação de histórias, recordando como era esse processo.
- A ativação dos dos conhecimentos prévios, neste momento, auxiliará os alunos a planejar as suas próprias contações.