Material complementar - planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da produção textual: retextualizar um mito
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=923nsj_V2Q4>. Acesso em: 3 dez. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de pensar na retextualização de um personagem mitológico mantendo relações intertextuais com seu contexto original, pois podem alterar muito o personagem, esquecendo de manter algumas características de forma que a essência do personagem não se perca. Além disso, é possível que alguns alunos se recusem a planejar ou tenham dificuldades de planejar o texto, querendo pular esta etapa e produzir o texto, pois podem não estar acostumados a realizar esta etapa de produção textual.
Referências sobre o assunto:
- ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
- CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
- SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
- SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo sobre o Saci, da série Juro que vi. Com base nisso, os alunos terão que planejar a produção de um texto cujo objetivo seja retextualizar a lenda de Saci colocando o personagem em um novo contexto (cotidiano do aluno).
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Você já ouviu falar sobre o Saci? Com base nesta pergunta, peça que os alunos contem histórias que eles já ouviram sobre o Saci.
- Peça que os alunos exponham seus relatos sobre o assunto, colhendo informações sobre este questionamento.
- Desta forma, diga para a turma que, nesta aula, será trabalhada a figura do Saci Pererê, famoso personagem do folclore brasileiro.